Proposta Pedagógica

União entre escola e família

A Escola Multi-Integral compreende a educação como um universo amplo e complexo, que requer formação continuada, constante dedicação e criatividade na arte de ensinar, tendo como primazia o desenvolvimento integral das crianças.

Nesse sentido, buscamos estreitar a relação entre família e escola para a garantia de um bom acompanhamento do processo de desenvolvimento infantil, além de viabilizar em conjunto estratégias de ensino salutares no contexto familiar e educativo.

Ensino Infantil

Nossa organização curricular é fundamentada na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas.

Seguindo os componentes da grade referenciada pela BNCC, a instituição trabalha os campos de experiência:

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Experiências sociais

Experiências físicas

Experiências cognitivas

Experiências literárias

Experiências audiovisuais

• Musicalização

• Cross Kids: a partir de 1 ano de idade

• Programa bilíngue – Inglês: a partir dos 2 anos de idade

• Psicomotricidade

• Artes: a partir dos 3 anos de idade

• Dança criativa: a partir dos 2 anos de idade

• Contação de Histórias

• Coaching Infantil

• Empreendedorismo: a partir da Pré-escola

• Diversos projetos sazonais ao longo do ano!

Atividades Complementares

Ensino Fundamental 1

Seguindo os componentes da grade referenciada pela BNCC, nossos pequenos aprendem:

Língua portuguesa

Educação física

Matemática

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Geografia

Atividades Complementares

• Empreendedorismo e Educação Financeira

• Coaching Kids

• Tecnologias - Missões Makers

• Mindfulness - Reflexão, cuidado e relaxamento

• Artesanato

• Culinária

• Leitura Criativa

• Xadrez

• Cross Kids

• Danças Criativas

• Pilates Kids

• Programa Bilíngue – Língua Inglesa

• Direito – Ética, Cidadania e Cultura

• Diversos projetos sazonais são realizados ao longo do ano!

Educação inclusiva

A Escola Multi-Integral atende às individualidades de cada criança, em especial dos portadores de necessidades educativas atípicas.

Nossa instituição, no que compete ao atendimento de estudantes da Educação Inclusiva, atua em consonância com a Lei nº 13.146/2015 e com a Resolução 3/2023 do CEDF, no intuito de incluir a criança, compreendendo suas possíveis necessidades de acompanhamento e complementação de aprendizagem.

Avaliações

No Ensino Fundamental, a instituição adota a escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada trimestre letivo. A média final é composta pela soma das médias dos três trimestres e a divisão do total por 3 (três).

Para o estudante ser considerado aprovado no término do ano letivo, que é composto por 3 (três) trimestres, deve alcançar média final igual ou superior a 7 (sete) pontos em cada componente curricular e ter a frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

Caso o estudante não atinja essa média, terá a oportunidade de fazer a recuperação final para alcançar a média de 5 (cinco) pontos, em cada componente curricular.

Temos ações direcionadas ao estudante com dificuldade de aprendizagem, incluindo acompanhamento psicopedagogo. São oferecidas diversas estratégias de estímulos, além do envolvimento da família, para uma dinâmica coletiva de apoio ao estudante para a recuperação de aprendizagens.

black blue and yellow textile

Precisa de mais informações?

Visite a EMI e confira nossa proposta pedagógica completa na secretaria!